10 Formas de Ajudar as Crianças a Projetarem a voz Adequadamente!

Um dos maiores desafios com crianças é fazê-los falar alto o suficiente para o público ouvir. Não é natural falar em uma “voz de palco”, então é preciso uma prática lúdica para os pequenos exercitarem desde pequenos suas técnicas de oratória e presença de palco

Veja abaixo 10 formas divertidas e eficazes para que os jovens mantenham a energia vocal em alta!

 

1. Utilize bloqueios. Pratique organizando crianças um pouco mais distantes durante os diálogos.

2. Amigo Imaginário. Escolha um objeto bem alto -ou bem longe-, visível por todos, e imaginem que há um very tiny friend lá em cima, com very tiny ears.  Para que ele possa ouvir, todo mundo precisa falar bem claramente.

3. Jogo de Vozes. Mostre um a figura de um animal e peça para as crianças fazerem seu som bem baixinho, depois bem alto, bem fininho, depois bem grosso…

4. Imitação. Leia pequenas linhas com diferentes intonações e emoções, pedindo para os pequenos repetirem.

5. Teste de Volume. Enquanto uma pessoa (ou grupo) atua, a outra fica a uma considerável distância, apenas levando o dedão pra cima, ou colocando para baixo, conforme a clareza da audição.

6. Aquecimento energético elevado. Antes de atuar, realize uma atividade animada, uma brincadeira ou “toque de guerra”. Assim, os alunos ficarão mais empolgados e a voz naturalmente soará mais alta.

7. Tecnologia a seu favor. Peça o celular de um aluno emprestado (Eles adoram!) e coloque em algum local na sala enquanto praticam uma atividade de leitura. No final, escutem a gravação e dêem um feedback.

8. Quem canta seus males espanta! Nada como cantar uma música que amamos! Que tal pedir para cada aluno, dupla ou trio cantar uma música aos colegas?

9. Beba água. Ela é muito importante para manter as cordas vocais saudáveis e evitar a rouquidão. Antes e depois de discursos, ensaios e apresentações, lembre-os de tomar um pouco de água fresca 🙂

10. Quem lembra do Marco-Pólo? As crianças se escondem (As vezes na piscina), enquanto uma (ou dupla, sempre prefiro quando é possível!) sai para procurar. Esta, pode gritar até três vezes “Marco!”. As que estão escondidas, respondem “Pólo!”. O primeiro a ser encontrado é o próximo a procurar. Excelente para treinar voz e ouvidos com os pequenos.