A aprendizagem é guiada pelo desejo e pelas avaliações, que ajudam a medir o progresso em direção aos objetivos. Avaliações eficazes ajudam a definir prioridades e a acelerar o desenvolvimento.
Quando aprendemos algo, como realmente sabemos que aprendemos? Como podemos ter certeza de que temos uma habilidade ou conhecimento?
O processo de aprendizagem corresponde ao propósito que temos, consciente ou inconscientemente. Encontramos em nós mesmos um senso de direção e, intuitivamente, somos guiados por nossa performance. Quanto mais nos aproximamos dessa expectativa particular, mais dizemos e sentimos “Estou aprendendo”.
Uma avaliação é, antes de tudo, uma forma de medir o quão próximos estamos desse objetivo construído dentro de nós.
O desejo é o verdadeiro gerador desse misterioso senso de direção. Sem desejar alcançar algo, uma avaliação é apenas uma forma de comparar coisas que não compartilham nenhuma base.
Isso explica um desafio comumente enfrentado por professores: É possível gerar um desejo específico em outro indivíduo? Ora, geralmente esse é o papel de um BOM professor. Uma vez feito isso, um caminho surge, livre para ser explorado. Se isso não puder ser feito, então o professor, infelizmente, estará conversando com uma memória esquecida, que não sabe por que está aprendendo ou onde quer chegar.
A avaliação pode ser traduzida em: “ei, você realmente quer fazer isso?” ou “Estamos caminhando na direção correta?”
Embora as avaliações sejam formas de medir um certo grau de habilidade ou conhecimento, está claro que alguns métodos podem contribuir drasticamente tanto para a avaliação quanto, mais importante, para a descoberta e/ou definição de prioridades durante o processo de aprendizagem. Ou seja, ter uma plataforma conceitual que ajude o aluno a entender o quão perto está do seu objetivo, além de gerar engajamento, também acelera o aprendizado, com maior nível de desenvolvimento. Perguntas como “Como você saberá que realmente atingiu seu objetivo? e “De zero a dez, o quão próximo está de seu objetivo?” podem ser um bom termômetro, além das avaliações gramatical e oral, propriamente.
By: Teacher Lidi
#Avaliação #Aprendizado #Educação #Desenvolvimento