Andragogia

Andragogia – do grego: andros – adulto e gogos – educar

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição de Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).

Para muitos educadores e instituições renomadas, a Andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. Aqui na Tali & Friends, acreditamos que a maioria dos conceitos realmente pode ser utilizado com crianças e adolescentes, respeitando os contextos intelectuais e sociais, naturalmente.

O aprendizado seguindo este filosofia deve ser factível e aplicável; o aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Com um currículo estabelecido de acordo com a necessidade de cada aluno, os mesmos estarão preparados para o novo conhecimento ao enfrentar, problemas similares aos de sua vida pessoal e profissional. Para isso, é preciso que haja o estímulo de situações interativas, como discussões, debates, atividades em grupo, cases e até jogos, em moderação e com seu objetivo prático esclarecido.

O clima deve ser acolhedor, respeitoso e seguro durante todo o treinamento, evitando intimidações e constrangimentos. O compartilhamento da experiência de dois adultos transforma o conhecimento em uma ação recíproca e o professor passa a ser visto como um facilitador do aprendizado, não sendo a única figura a transmitir o conhecimento.
Por fim, os aprendizes devem ter a oportunidade de praticar os novos conhecimentos e de refletir sobre sua prática, analisar e avaliar seu próprio desempenho, junto com o Teacher. Feedbacks regulares e a interação multimeios entre aluno e professor são essenciais para a melhor qualidade da aprendizagem.