A importancia do brincar

Hoje vim falar de um tema recorrente, que já estamos quase cansados de ler e ouvir, mas ainda assim, muitas vezes nos esquecemos ou “escorregamos”:

O TEMPO DE BRINCAR

Não estou falando da aula de vôlei que a criança adora, da aula de desenho que ela se sente feliz em ir, dos muitos programas de fim de semana, sempre tão empolgantes nem de aulas lúdicas, artísticas e divertidas. Elas são sim importantes para o desenvolvimento da autonomia e autoconfiança, além de fazer maravilhas no que se refere ao aprendizado, mas…

Sabe aquelas horas seguidas de desocupação em casa, “sem ter nada pra fazer”? Aquele delicioso momento em que os adultos ficam batendo papo no restaurante e a “primaiada” pode passear pelo salão, olhando os quadros e contando histórias? Aquela tarde que a avó fica de babá, atendendo aos desejos dos netos? Pois é, são os momentos que “deixamos pra depois”, para quando “der tempo”.

Nossas crianças e nosso mundo precisam de mais leveza, doçura e mentes fervilhantes que florescem e se sobressaem quando menos esperamos. 🙂
Através de jogos e brincadeiras criadas por ela mesmas, a criança passa a entender cada vez melhor o mundo e as interações à sua volta, suas regras e também os próprios limites.
Brincando, as crianças exercitam e desenvolvem habilidades motoras e de comunicação e aprendem importantes princípios, como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e podem nalisar na prática suas vantagens e desvantagens.
A criança se expressa, trabalha e descobre seus próprios sentimentos enquanto envolvida nas brincadeiras, em um ambiente seguro.
Nossa proposta é: Que tal experimentar, nos próximos meses, transformar a brincadeira livre em parte da rotina do seu filho e da família? Separe um dia da semana em que a única atividade é a escola; tire um domingo do mês para não saírem de casa; evite delimitar horários e mais que duas atividades no fim de semana; desliguem aparelhos eletrônicos na hora do jantar e aproveitem até a sobremesa; aceite a bagunça no quarto até o momento de terminar a brincadeira e tornem todo o ambiente em casa confortável para expressar opiniões de maneira gentil e ser LIVRE!