Como se sair bem em exames de proficiência

Mais um ano se inicia, e com ele, a vontade e ou mesmo a necessidade de novas conquistas e desafios batem à porta de muitos. Para quem já estuda inglês e deseja alçar vôos mais altos – como aplicar para uma universidade em outro país, ou mesmo prática para desenvolver ainda mais confiança e experiência e checar o domínio sobre a língua -, os exames de proficiência são uma ótima escolha. Eles atestam sua capacidade nas quatro habilidades:  escrita, conversa, leitura e escuta, além de serem aceitos por mais de 20 mil universidades, empregadores e governos no mundo todo! Masss… como todas as provas, os exames de proficiência tem lá seus segredinhos para você se dar bem! Não basta ser apenas craque na conversação, gramática e escrita, existem  algumas  estratégias para se dar bem e atingir o passing grade. Check it out!

1. tempo, tempo, tempo…

Ah, o tempo… Você o controla ou é o contrário? Pois saiba que para finalizar todas as partes  do teste e checar suas respostas, será necessário que você gerencie muitíssimo bem o seu tempo para concluir a parte escrita.

2. Já explicou alguma coisa hoje?

Escolheu um novo passatempo? Prefere ver uma série em casa em vez de ir ao cinema? Então, prepare-se para explicar e justificar suas escolhas e opinião sobre sua vida e questões pessoais. É muito provável que sua capacidade opinativa, descritiva e escolhas e opinião sobre o mundo seja testada. Uma observação crítica, pessoal e articulada com certeza será de grande valia no momento de testar seu speaking!

3Seja obediente!

Nas tarefas escritas,você deverá atender exatamente aos pedidos que estão ali!  Não escreva menos ou ultrapasse a quantidade de palavras permitidas. Ah, atentar-se ao formato de seus textos também fará toda a diferença. Vai escrever uma reclamação? Ou seria um cartão postal? Atente-se à formalidade ou informalidade que o formato requer.

4. Internet: Use a seu favor!

Existem recursos incríveis no mundo virtual para que você obtenha prática e se familiarize com o formato do teste! O próprio site de Cambridge disponibiliza mock tests para que você sinta o gostinho de como seria o teste da vida real! Tenha o hábito de treinar diariamente exercícios de formação de palavras, expressões e verbos frasais.

5. A prática leva a uma alta pontuação.

Não, não é clichê! Quanto mais você pratica algo, maiores serão suas chances! Estude com @  teacher. Leia muito. Preste atenção nas letras de músicas e legendas.  Explore sotaques distintos… vá com tudo, e nos conte como foi sua experiência!

Por: Paula Alves, teacher da Tali and Friends especialista em ajudar kids and teens a atingir os melhores resultados em exames!