Conversando com as crianças
Lovinc

Para comunicar-se efetivamente com crianças e adolescentes, respeite sua identidade e ouça suas experiências pessoais. Faça perguntas abertas durante momentos familiares para estimular a livre expressão e fortalecer a conexão.

Como se comunicar de verdade com crianças e teens? A atitude mais importante, a princípio, é respeitá-los como o que são: seres pensantes que estão, aos poucos, descobrindo o mundo ao redor, sua própria identidade, opiniões e formas de reagir perante os outros. Devemos compartilhar experiências e ajudá-los a encontrar a solução para seus próprios problemas, sempre com paciência e responsabilidade. Para fazer isso, é essencial ouvir o que acontece através da própria criança, considerando os assuntos  mais relevantes e sua visão sobre eles. Muitas vezes, porém, esta pode ser a parte mais difícil; os pequenos nem sempre sabem expressar com palavras e/ou com clareza o que sentem, enquanto os jovens preferem evitar demonstrar suas inseguranças.

Conversamos com o Psicopedagogo Dr. Carlos Alberto Rodrigues, responsável por nossos kids & teens, e separamos algumas dicas de perguntas que vão te ajudar a aproximar-se do universo deles; todos os dias varie, adapte e faça novas perguntas conforme o interesse da criança! =)

Os melhores momentos para fazê-las, em família, são durante as refeições, durante o family time, na volta da escola ou quando os responsáveis chegam do trabalho.
Se você é Teacher ou educador, a sugestão é iniciar as aulas somente após realizar e responder a algumas destas perguntas, para que o aluno adquira confiança e concentração para começar!

Kids:

Você ajudou alguém hoje?
O que você aprendeu de novo na escola?
Com quem você brincou no recreio hoje?
E com quem você nunca brincou até hoje?
O que você mais gostou de comer na escola?
Qual parte do seu dia você mais gostou?
Do que você mais gosta de brincar em casa/na escola/ com o Pedrinho?Teens:
Houve alguma surpresa ou boa notícia hoje? 
Você ficou bravo em alguma parte do seu dia? 
O que você aprendeu de interessante na escola hoje? 
Você conheceu alguém novo hoje?
Qual foi o momento mais engraçado do seu dia? 
Conseguiu fazer tudo o que tinha planejado para hoje? 
Quem você gostaria de conhecer melhor da sua turma?E se eles não quiserem responder, responderem “monossilabicamente”? Como sempre dizemos: “It’s ok.”. Crianças são imprevisíveis e precisam ter seu espaço. Antes de insistir ou desistir, experimente iniciar uma conversa em um momento diferente, como na espera do consultório do pediatra, no caminho para o clube ou antes de dormir. 😉 Good luck! 
 
#ComunicaçãoEficaz #EducaçãoInfantil #ConexãoFamiliar #DesenvolvimentoInfantil