A grande maioria das crianças até os dois anos ainda não possui habilidades para contar ou reconhecer números sozinhas, mas podemos ajudá-las a entender o conceito pouco a pouco, além de se habituarem ao vocabulário. Procure introduzir contagens na hora de guardar o brinquedo, quando a criança estiver se vendo no espelho, contando partes do corpo ou objetos em geral. Veja a pronúncia abaixo dos numbers 1 até 10. As letras entre colchetes representam a sílaba forte de cada palavra
- ONE – “uán” [wʌn]
- TWO – “tsú” [tu:]
- THREE – “fri” [θri:]
- FOUR – “fór” [fɔ:]
- FIVE – “faiv” [faiv]
- SIX – “sêcs” [siks]
- SEVEN – “sévin” [s′evәn]
- EIGHT – “êit” [eit]
- NINE – “náin” [nain]
- TEN – ‘tsén” [ten]
Algumas dicas de atividades que podemos realizar com crianças de 1 a 2 anos para explorar THE NUMBERS:
- Contar (acompanhado) quantas oranges há em uma cesta. (1-10)
- Separar bolas de cores diferentes e contar quantas são red, quantas são yellow, etc.
- Pedir para a criança servir um certo número de pratos|copos (1-5)
- Usar as mãos como fantoches e contar os personagens, contar quantos dedos temos nos pés e mãos.
- Bater 1x palmas e estimular a criança a fazer o mesmo, depois 2x, depois 3.
- Brincar de pescaria (de pano, de plastico) e contar os peixinhos (1-10)
- Sorting: One for you, one for me…. Separe um bloco de pequenas bolinhas, cartas ou brinquedos e distribua um para cada um, até acabarem todos. No final, contar quantos cada um tem.
Songs para praticar vocabulário e explorar the numbers:
https://www.youtube.com/watch?v=7D4K9oi7oBM
https://www.youtube.com/watch?v=V_lgJgBbqWE