Ensinar crianças com dificuldade de aprendizado
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Para ensinar efetivamente, é crucial ver o aluno como um ser único e entender as suas experiências emocionais. O medo e as ideias preconceituosas podem inibir a criatividade do professor.

“Nossa sorte é não sermos feitos do que os outros pensam”

Texto desenvolvido em parceria com nosso psicólogo, Dr. Carlos Alberto Rodrigues.

Nossa equipe especializada em aulas particulares para crianças constantemente recebe ligações que começam com algo assim: “Será que vocês vão conseguir ajudar a gente? Precisamos de uma professora preparada… Vou contar o que acontece.” Ouvimos, felizes e confiantes de que esta é a oportunidade para iniciar mais um lindo caminho de aprendizagem.

Para pensar novas idéias, temos que, antes de tudo, desarmar nossas idéias feitas, e assim, olhar para o aluno como um SER, com as capacidades cognitivo-emocionais peculiares às suas experiências.  Na visão médica, existe um remédio para quase tudo, inclusive para questões emocionais; nas educacionais, qual é o remédio, quando o professor se vê numa saia justa, fora de sua zona de conforto, encarando um comportamento novo, especialmente com condutas emocionais inesperadas?

Em função da atual e constante necessidade de se ter uma precisão diagnóstica para cada comportamento tido como atípico, desenvolvemos certo medo de lidar com o desconhecido. O medo pode criar defesas e obstáculos na relação, por isto tende a inibir a criatividade do professor: o medo nos faz sentir presos no problema em si, e não na liberdade do relacionamento professor-aluno, ao mesmo tempo que os recursos a ser utilizados dependerão da base deste relacionamento.

Em um de nossos workshops inesquecíveis com o Dr. Carlos Alberto Rodrigues, referência em psicopedagogia, nossas professoras tiveram os olhos vendados, bocas “coladas”, mãos amarradas… Pudemos entender, por alguns minutos, o que é conviver com estas adversidades enquanto tentávamos desempenhar as atividades propostas. Dificuldades de leitura e cognitivas podem ser experimentadas pelo professor quando este tenta aprender um novo idioma, ou ler um texto em um idioma que não domina mais que poucas palavras. Qual a sensação? O que atrairia sua atenção para este material?

Igualmente, em nossas aulas de inglês particulares ou em grupo, trabalhamos com uma grande quantidade de variações comportamentais, desde alunos que amam as aulas, outros que estão tímidos, os que estão “de saco cheio todo dia”, casos leves, moderados e severos de autismo, alunos fora do padrão neurotípico ou físico típico, dentre outros perfis. Como lidar com cada criança, adolescente, cada ser que passa pelas nossas vidas, deixando marcas positivas neles e em nós? Como tornar o aprendizado leve, apesar de possível falta de conexão inicial entre os envolvidos?

Olhar para o aluno como um SER, agir com acolhimento e aprendizagem, colocar-se (muitas vezes, quase que literalmente) no lugar do outro, escutar e har com atenção, interesse e livre de julgamentos, devem ser os primeiros passos para a construção de qualquer relacionamento e, sem esse, dificilmente o aprendizado significativo será possível.
É como disse Carl Jung há muito tempo: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

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