Pais, professores e cuidadores são fundamentais para o desenvolvimento autonomo infantil, influenciando através de exemplos e rotinas saudáveis. Nest post, uma menssagem sobre a importancia de respeitardmos liberdades e individualidades.
Pais, professores e cuidadores são figuras essenciais no processo de desenvolvimento de autonomia da criança e do adolescente.
É importante respeitar a liberdade que aos poucos os pequenos vão adquirindo e entender que os jovens são capazes de ir e pensar muito além do que imaginamos: o conhecido (e incerto) amadurecimento.
Quanto mais próximo o contato com outro ser humano, maior sua influência. E podemos dizer que os pais, em primeiro lugar, seguidos pelos cuidadores e professores, são os principais influenciadores deste processo.
Aos Teachers, cabe a tarefa de, além de ensinar, incitar a capacidade de raciocínio e interesse pelo aprendizado. Os cuidadores, têm a doce tarefa de ensinar pelo exemplo, pelos erros e acertos do dia a dia.
Aos pais, também cuidadores e educadores constantes, a maior responsabilidade ainda lhes é atribuída: a de saber permitir. É dos pais a palavra final e tudo advém deste princípio.
Algumas vezes, no intuito de proteger, dizemos ‘não’ quando devemos dizer ‘sim’; por outras, atendemos a pedidos que normalmente não faríamos, pelo simples cansaço ou para ver um sorriso; dormimos quando devemos nos manter acordados e servimos refrigerante escondido. A criança vai com a camiseta suja para a escola, sapatos por desamarrar, ou esquece algum material…. E tudo isso é ok. Não tem problema, acontece às vezes.
O que não pode faltar é o beijo de tchau todo dia, a refeição em família ou o sofrimento em conjunto durante meses por não saber se a criança vai passar de ano, enquanto estudam e às vezes até discutem, e tudo ao mesmo tempo. É o exemplo, a constância, o carinho e o dia a dia que constróem um ser humano. Não é tão fácil lembrar “daquele dia” da nossa infância… Mas em alguns segundos podemos lembrar “daquelas tardes” ou “daqueles jogos”.
Reafirmar uma rotina saudável é mais importante do que ir bem na escola ou qualquer outra coisa. Todo dia é uma nova chance.
Ao terminar de ler este texto, gostaria que você, pai ou mãe, fizesse a seguinte reflexão: Que rotinas saudáveis mantenho com meus filhos atualmente? Posso dizer que há algo saudável acontecendo diariamente em nossas vidas?
Se não consegue encontrar a resposta para estas duas perguntas, que tal instituir uma rotina de “beijo de tchau” ou uma refeição em conjunto, para começar? Conta pra gente como foi! E, se surgirem dúvidas, estamos de corações abertos para ajudar! 🙂
Ah, e por último mas não menos importante: HAPPY FATHERS DAY!!!
#DesenvolvimentoInfantil #EducaçãoPositiva #RotinaSaudável #DiaDosPais