A metodologia construtivista valoriza a bagagem prévia do aluno e promove aprendizado contínuo por meio de tentativa e erro, desenvolvendo autonomia e conhecimento integral de maneira lúdica e levemente desafiadora.
Como a palavra já indica, a metodologia busca construir o conhecimento com base naquilo que cada um já possui como bagagem, sempre expandindo para novos pontos de vista, através da tentativa e erro, dos acertos e descobertas únicas, que ajudam o aluno a desenvolver sua própria consciência.
Aos poucos noções de vocabulário, escrita, gramática, causalidade, proporção, formas, entre outras são incorporadas ao repertório da criança, estimulando sua independência e facilitando o processo de aprendizagem.
As aulas seguindo esta filosofia costumam ser mais confortáveis e lúdicas, além de desafiadoras em sua devida proporção, estimulando a vontade de aprender e a comunicação de maneira espontânea. Os conteúdos explorados são revisados com frequência, com a intenção de expandir e reafirmar o conhecimento obtido anteriormente.
Os alunos devem se sentir motivados a fazer as atividades propostas, ao invés de obrigados; por isso, participam ativamente de discussões, expondo opiniões e dúvidas, sempre de maneira respeitosa e amigável.
Ao professor, figura fundamental nesse processo, cabe planejar os temas que devem ser abordados durante o período de aprendizado, além da importante tarefa de transmitir o conteúdo adequadamente, de forma atraente e responsável. Conhecer bem cada criança é essencial para guiar e acompanhar sua evolução, fazendo intervenções da maneira correta sempre que necessário. Assim, temos a educação tecida em conjunto com aluno, professor e meio em que vivemos.
A grande preocupação dos responsáveis quanto a escolha desta metodologia vem da pressuposição de que o aluno poderia aprender mais lentamente, sem um rumo e metas definida. Pessoalmente, acredito que esta imagem se criou por conta da crescente aplicação do método por profissionais que não o conhecem integralmente ou não trabalham completamente alinhados à filosofia.
Os níveis de amadurecimento e desenvolvimento de cada aluno devem ser respeitados durante o processo de aprendizagem, mas cabe ao professor a função de apresentar adequadamente e incentivar o conhecimento de novos conceitos.
Trabalhada da maneira correta, com um plano pedagógico bem estruturado e com profissionais plenamente competentes, vemos que esta forma de ensino tem apresentado resultados excelentes em termos de desenvoltura, desenvolvimento de independência, de conduta perante a sociedade e amplo conhecimento do idioma em curto, médio e longo prazo aos alunos do nosso curso regular.
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